ATM Contabilidade

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - 9 pontos para considerar antes de empreender solo

09 de junho de 2022
Revista PEGN - Globo

Ser o próprio chefe, ter horários flexíveis e poder selecionar os trabalhos que vai realizar são pontos que costumam atrair as pessoas para o empreendedorismo solo, mas existem muitos desafios no caminho de quem decide ser um “eupreendedor”. 

Liz Steblay, fundadora da Proko Agency, fez esta movimentação em 2004, abrindo a sua própria empresa de consultoria. Ela relembrou os aprendizados que absorveu quando iniciou no empreendedorismo em um artigo para o Inc.:

startup, empreendedorismo, empresa, empreender, jovens, millenial, millenials, mulher, mulher empreendedora (Foto: Reprodução/Unsplash )

Tenha fluxo de caixa

Esta pode ser a parte mais difícil de ser autônomo. Quando atuava como empreendedora solo, o faturamento mensal da empresa de Steblay variava entre US$ 5 mil e US$ 28 mil. As contas e obrigações continuam chegando independentemente de meses bons ou fracos de faturamento, então ela sugere que o novo empreendedor guarde o equivalente a quatro meses de faturamento antes de iniciar um negócio.

Não esqueça os impostos

A depender do seu faturamento, você precisará pagar impostos diferentes. Aqui no Brasil, por exemplo, as regras mudam se você for MEI ou ME. É preciso estar atento para não deixar nada passar e se encrencar com a Receita Federal.

Você sabe lidar com a incerteza?

Algumas áreas têm demanda frequente, enquanto outras enfrentam maior sazonalidade. Você consegue lidar com o estresse de não saber quando conseguirá um novo trabalho? O que leva ao próximo ponto…

Atenção à saúde mental

Se você acabou de ser demitido, este momento pode ser perfeito ou péssimo para empreender. A rescisão pode ajudar com o fluxo de caixa, mas ser demitido pode minar sua autoestima. É preciso muita confiança e energia para se dar bem como autônomo. Você está mentalmente preparado para abrir o próprio negócio?

Fortaleça o networking

Para empreendedores solo, desenvolver a empresa é um desafio comum. Será mais fácil se você souber manter contato com as pessoas. Seu networking é forte? Você mantém ex-colegas e clientes por perto? Sente-se confortável em comunicar que está seguindo um novo caminho agora?

Oferta e procura

Estude o mercado para ter uma ideia do que precisará fazer para se destacar e conseguir mais clientes. Existe demanda para a sua área de expertise? Muitas pessoas entregam o mesmo que você?

Falta de benefícios 

Se você for empreender, não poderá mais contar com os benefícios de um emprego CLT, a não ser que você mesmo invista nisso. Você pode arcar com esses custos?

O destaque da ética profissional 

Como empreendedor, você pode fazer o seu próprio horário, mas isso nem sempre significa que trabalhará menos, uma vez que você pode se enroscar com os prazos dos clientes. Os melhores empreendedores são aqueles que fazem de tudo para entregar o trabalho e mantêm a palavra.

Você tem um perfil corporativo?

A empreendedora conta que já viu muitos profissionais se animarem com a jornada de eupreendedores no início, mas voltarem ao mundo corporativo em pouco tempo, por sentirem falta do ambiente de trabalho.

Se você está pensando em empreender solo, a principal pergunta que deve se fazer é a seguinte: você está comprometido com esta escolha ou é algo que quer fazer até encontrar um emprego perfeito? A resposta vai indicar as suas chances de ter sucesso.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Copyright © 2021 - 2024 ATM Contabilidade | Desenvolvido por: Sitecontabil